Como deve ser a sua condução no inverno

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 13/12/2021 | Última atualização: 14/12/2022

Como acontece todos os anos, o frio veio para ficar no nosso país por alguns meses.

Embora aconteça todos os anos ao longo das nossas vidas, esta mudança de estação e temperatura apanha muitas pessoas desprevenidas.

Para ajudá-lo a preparar-se para a chegada do frio, a Seguropordias.pt preparou este guia de dicas para conduzir durante o inverno.

Recomendamos-lhe que siga estas orientações de forma a evitar surpresas com o seu carro, agora que o inverno se aproxima.

A Seguropordias.pt está, como já deve saber, ao lado dos automobilistas portugueses pela segurança na estrada.

 

Como conduzir com segurança no inverno

 

1. Faça uma revisão

O inverno exige um pouco mais de um automóvel do que as restantes estações do ano. 

Desta forma, peças como a bateria, os pneus ou o ar condicionado podem sofrer danos se não receberem a manutenção adequada .

Embora seja aconselhável fazê-lo com frequência ao longo do ano, é especialmente importante manter o carro pronto para a chegada do frio.

Portanto, agora que estamos a começar a ficar com temperaturas mais próximas de zero (ou até abaixo, dependendo da zona de Portugal), é recomendável que visite a sua oficina de confiança e certifique-se de que está tudo bem com o seu veículo. 

Pode ser muito desagradável ter de gastar dinheiro extra neste Natal para consertar avarias.

 

2. Tire o casaco

Normalmente, os condutores usam o casaco com que andam na rua dentro do automóvel, durante o período de condução.

Claro que com o frio e o tempo que o automóvel demora a aquecer, este comportamento seja compreensível, no entanto, saiba que existe algum risco com o mesmo

Em primeiro lugar, a mobilidade que tem quando conduz com camadas tão grossas é muito reduzida, então a sua reação a algo imprevisto será muito mais lenta e muito menos eficaz.

Além disso, o cinto não poderá cumprir a sua função corretamente se usar um casaco grosso.

 

3. Regule a temperatura

É muito comum (e, também, muito compreensível) entrar no carro e colocar o aquecimento no máximo, quando está muito frio lá fora. 

Tal pode servir por alguns minutos para aquecer o interior do seu carro, mas depois deve regular a temperatura.

Conduzir com o automóvel demasiado quente pode aumentar a sensação de sonolência do condutor, diminuindo a sua atenção para os alertas que possam ser detetados durante a condução e, claro, o tempo de reação.

 

4. Desacelere

Claro que, neste ponto, não interessa a época do ano ou a temperatura: é necessário respeitar sempre as velocidades máximas estipuladas por lei em cada estrada, para sua segurança.

Mas, no inverno é preciso ter ainda mais cuidado e lembre-se que, em muitas ocasiões, as condições das estradas serão piores do que o normal.

Por este motivo, é aconselhável reduzir a velocidade em situações de chuva, neve ou geada, pois o pavimento pode estar em más condições e a visibilidade é reduzida.

Quando conduzimos em estradas com piores condições, é conveniente evitar o uso excessivo dos travões, travando com o motor do carro quando for possível.

Esse cuidado é especialmente importante nas estradas secundárias, pois são, normalmente, as mais afetadas durante as tempestades de inverno e os locais onde ocorrem os acidentes mais fatais.

Saiba, também, o que fazer com a aquaplanagem

 

5. Escolha bem as luzes do carro

Se já viajou de carro por vários países da Europa, deve ter reparado que é normal terem os faróis sempre acesos durante o dia.

Embora em Portugal não seja necessário fazê-lo porque temos mais horas de luz do dia, há dias durante o inverno em que é conveniente manter os faróis do carro acesos sempre que estamos a conduzir, devido às más condições de visibilidade.

Portanto, é importante que, na hora de comprar ou alugar um carro novo, esteja familiarizado com ele e saiba acender e apagar os vários tipo de luz que este possui. 

Assim, quando chegarem os dias cinzentos, não terá de ficar meia hora a investigar como ligar os faróis de nevoeiro

 

6. Leve os acessórios necessários

Este ponto é bastante amplo, pois depende de onde vai com o seu carro. 

Se for para uma zona de montanha, vai precisar de acessórios específicos, que já não serão úteis para conduzir em estradas no litoral ou interiores mais planas.

Desta forma, independentemente de onde for, é aconselhável levar os seguintes acessórios em seu carro: booster (para carregar a bateria), cabos de arranque, anticongelante, raspador de gelo para vidros ou protetor de para-brisas, entre muitos outros.

Os itens acima são recomendados, mas também existem os obrigatórios: colete refletor, kit para furos nos pneus e pneu suplente.

Se vai atravessar zonas montanhosas e com exposição a neve e possíveis tempestades, além dos anteriores, deve transportar outros acessórios: Correntes ou pneus de inverno, lanterna potente, mantas térmicas, carregador de telemóvel, água, comida.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade