Como fazer a limpeza de uma autocaravana

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 13/12/2021 | Última atualização: 08/06/2022

A autocaravana é o meio de transporte preferido para grandes viagens de férias para muita gente.

O verão costuma ser a época do ano mais concorrida, mas é normal vermos, durante todo o ano, autocaravanas a circular pelo país.

Se está a preparar tudo para uma viagem de autocaravana, a limpeza não lhe pode faltar, já que vai tornar a sua aventura muito mais confortável. 

Por outro lado, se terminou há pouco tempo a sua viagem, e simplesmente deixou a sua autocaravana estacionada no local do costume, saiba que é igualmente importante fazer a limpeza da mesma se não a vai usar durante algum tempo.

Siga as dicas da Seguropordias.pt, para evitar sujidade desnecessária da próxima viagem que fizer na sua autocaravana.

Vamos deixar-lhe os pontos chave da lavagem da sua autocaravana, para que não se esqueça de nada e ter toda a limpeza necessária para uma grande aventura.

 

Limpeza da sua autocaravana passo a passo

Quando uma autocaravana é, utilizada como residência (cada vez se vê com mais regularidade este fenómeno) a limpeza do interior da autocaravana é quase tão ou mais importante do que a limpeza do exterior.

No exterior, o processo de lavagem é muito idêntico, embora existam várias formas de lavar um automóvel

Contudo, no interior, é perfeitamente possível que não tenha o hábito de limpar sujidade e resíduos que se criam ao utilizar um veículo como habitação.

 

Limpeza exterior

 

Lavagem da carroçaria

Para limpar a carroçaria da sua autocaravana, deve utilizar água com sabão ou detergente próprio para lavagem automóvel.

Lave com uma mangueira e esfregue com uma escova. 

Quando estiver bem ensaboada, enxague e, se quiser, seque com um pano, e ficará como nova. 

Claro, provavelmente vai precisar de uma escada, especialmente para limpar o topo da autocaravana.

 

Janelas

Lave as janelas externas também com água e sabão. 

Não é recomendável o uso de produtos para limpeza de vidros, pois são feitos de materiais plásticos que podem danificá-los. 

Evite também a lavagem a seco, pois pode estar a arranhar as janelas.

Por fim, deve lavar o exterior do autocaravana num local apropriado, com todo o material que vai precisar à sua disposição, que não a via pública.

 

Limpeza de interiores

  • Janelas: Tal como fez por fora, limpe também as janelas por dentro com água, sabão e um pano para secar.
  • Esvazie a despensa: mesmo que não tenha produtos perecíveis, recomendamos que não deixe alimentos ao terminar as férias.
  • Limpe os armários: Com água e um detergente, limpe todos os armários por dentro e por fora, depois de os esvaziar.
  • Limpe frigorífico: Limpe o interior do refrigerador com água e sabão, ao retirar todos os alimentos e deixe-o aberto para evitar odores indesejáveis.
  • Esvazie as águas: Claro, não é a tarefa mais agradável do mundo, mas mais cedo ou mais tarde terá que a realizar. Remova o reservatório após fechar a tampa que conecta ao copo. Remova a tampa do funil e comece a drenar a água. Quando estiver vazio, adicione líquido desinfetante para que os resíduos sejam diluídos e evite o mau cheiro.

Caso não pretenda fazer a limpeza da autocaravana sozinho, pode sempre levá-la a um centro de limpeza especializado neste tipo de veículo.

Além da limpeza exterior e interior, não se esqueça da manutenção da sua autocaravana

Se alguma coisa se estragou durante as férias ou pensa que deve verificar uma determinada peça, aproveite para o fazer, pois se passar muito tempo sem o utilizar, pode esquecer-se quando utilizar a autocaravana de novo e sofrer um avaria. 

No caso de estar a pensar adquirir uma caravana, conheça o preço de uma autocaravana e decida a opção que melhor se adapta às suas circunstâncias e viagens. 

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade