As várias formas para lavar o seu automóvel

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 07/12/2021 | Última atualização: 08/06/2022

Um automóvel diz muito sobre a pessoa que o conduz.

Aliás, o carro e a personalidade de cada um estão, sem dúvida, interligados. 

E não só pela cor, pelo combustível ou pelo tipo de seguro que possui, mas também pelo seu aspeto, cuidado e limpeza exterior

Portanto, além da manutenção diária a nível técnico para prolongar a sua vida útil, a lavagem do veículo é, também, muito importante.

Se o seu carro está sujo e pretende que fique como novo, existem diferentes tipos de lavagem, onde pode escolher de acordo com as necessidades de limpeza do automóvel e o tempo que dispõe para a realizar. 

Para ajudá-lo a decidir, a Seguropordias.pt vai dizer-lhe 4 tipos específicos de lavagens que pode fazer para deixar o seu carro a brilhar.

 

O pórtico/túnel de lavagem do carro 

A opção de lavar o exterior do seu carro é sem dúvida a mais confortável, económica e rápida.

Portanto, é a mais comum para os proprietários de automóveis. 

Basta levar o seu carro a uma estação de serviço que possua este sistema de lavagem de carros e, em cerca de 5 minutos e cerca de 5 euros, o seu carro estará limpo. 

Desta forma, é uma boa opção quando tem um carro sujo e não tem muito tempo para lavá-lo.

No entanto, este sistema pode não ser a opção mais eficaz de lavagem de carros.

Levar o carro para o pórtico vai deixar a maior parte do veículo a brilhar, mas algumas partes do seu carro, como a parte inferior da carroçaria, não serão bem limpos. 

Além disso, se abusar deste tipo de lavagem, as escovas podem deixar algumas marcas na pintura do seu carro.

 

Mangueira de pressão 

Outro método de limpeza do carro é utilizar as mangueiras de alta pressão. 

Tem todas as vantagens da lavagem automóvel, e não danifica a pintura do veículo, isto se se mantiver a uma distância segura dele. 

Apenas vai precisar de um pouco mais de tempo para lavar seu carro e ir a uma bomba de gasolina ou centro de lavagens onde existam este tipo de mangueiras.

Além disso, se possui uma destas em sua casa, pode lavar o seu carro sem ter de se deslocar.

Embora este tipo de lavagem apresente mais vantagens do que desvantagens, uma das desvantagens é que, para lavar a sujidade cravada de qualquer zona do automóvel, será necessário utilizar uma esponja com água e sabão antes de distribui a água.

 

Lavagem à mão

Para quem tem mais tempo e quer lavar o seu automóvel com atenção aos pequenos detalhes, a lavagem à mão é a opção mais eficaz, com a qual pode deixar o seu carro a brilhar.

Para o fazer vai precisar de água, mangueira de pressão, sabonete, luvas de microfibra e um pano para secar. 

Apesar de a lavagem à mão ser uma limpeza mais profunda que as anteriores e, portanto, o deixar seu carro mais bem lavado, vai precisar de mais tempo para fazê-la corretamente, além de um esforço maior da sua parte. 

No entanto, pode sempre levar seu carro a um centro de lavagens profissional, que, apesar de ser mais dispendioso, tem a garantia que ficará bem limpo.

 

Lavagem amiga do ambiente

A lavagem ecológica, também conhecida como lavagem a seco , é o tipo de lavagem de carros menos comum, mas que respeita o meio ambiente ao máximo.

Para realizar este tipo de lavagem não necessita de água, apenas de um pano de microfibras e de um produto especial, com o qual pode retirar toda a sujidade exterior do veículo. 

Desta forma, estará a poupar água utilizada nas demais lavagens, evitando também possíveis danos à pintura do carro.

No entanto, a lavagem ecológica também tem suas desvantagens, pois, como na lavagem à mãos, irá precisar de mais tempo e esforço para deixar o seu automóvel a brilhar.

Além disso, se o exterior do seu carro tiver muita sujidade acumulada, com este método será mais difícil removê-la.

 

Depois de conhecer os quatro tipos de lava-rápidos existentes, pode agora considerar os prós e os contras e decidir aquele que melhor se adapta às suas possibilidades e às necessidades do seu carro!

Acima de tudo, tente sempre ter o seu carro limpo.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade