A cidade invicta, tal como Lisboa, tem crescido e desenvolvendo-se bastante nos últimos anos, tendo, inclusive, ganho vários prémios internacionais de turismo.
De facto, numa fase pré-pandemia causada pelo vírus covid-19, as massas turísticas que chegavam ao Porto batiam recordes de visitas à cidade, o que causava alguns constrangimentos, nomeadamente aos locais.
Por ser cada vez mais atrativa, os congestionamentos de trânsito e as dificuldades de estacionamento no Porto aumentaram também, obrigatoriamente.
Consequentemente, as dores de cabeça dos portuenses registam um crescimento acentuado, até porque desde há, mais ou menos, cinco anos as zonas de parquímetro têm sido alargadas a praticamente toda a cidade.
Obviamente, quem possui dístico de residente não pagará pelo estacionamento, no entanto, a complicação de encontrar lugar à porta ou perto de casa mantem-se.
No entanto, a Seguropordias está aqui para ajudar!
Vamos dar-lhe a conhecer algumas das zonas e ruas da cidade do Porto onde ainda é possível estacionar sem pagar.
Tenha em atenção que as zonas dos parquímetros são, constantemente, atualizadas, pelo que algumas ruas poderão, eventualmente, começar a ser pagas.
Se vive no Porto e está à procura de um bom plano para o fim de semana, conheça as escapadinhas a menos de uma hora da cidade.
Esta rua conhecida na Baixa do Porto é um dos melhores exemplos onde não existe parquímetro.
Muito perto da Torre dos Clérigos e da Avenida dos Aliados, apesar de não ser muito extensa, com mais ou menos dificuldade conseguirá encontrar lugar para o seu veículo.
Está a cerca de 10 minutos a pé da Estação de São Bento.
Nas ruas circundantes a uma das escolas mais emblemáticas da cidade, o estacionamento continua a ser gratuito, apesar de escasso.
Localizada muito próxima da baixa do Porto, esta zona é bastante vantajosa para quem trabalhe ali perto.
Os transportes públicos nas redondezas abundam, com a paragem de metro e as várias de autocarro.
Nas zonas à volta das várias entradas do pulmão verde da cidade do Porto, encontra-se facilmente lugar de estacionamento sem parquímetro, embora estes estejam a aumentar na zona.
Se pretende dirigir-se até à ao centro da cidade, desde o Parque da Cidade encontrará várias linhas de autocarro para tal.
Por outro lado, se o seu objetivo é passear pela zona da Foz do Douro, o carro aqui estará seguro e muito bem localizado.
Nesta zona, tradicionalmente residencial da cidade do Porto, ainda é possível encontrar bastantes lugares de estacionamento sem pagar.
Nas ruas em volta da Praça do Dr. Francisco Sá Carneiro, ou simplesmente Praça Velasquez, está a crescer a área destinada aos parquímetros, mas a oferta ainda é extensa, assim como nas ruas paralelas à avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
No entanto, chamamos à atenção para a confusão dos dias de jogo do FC Porto, principalmente ao final do dia e nas áreas mais próximas do Estádio do Dragão.
As Fontainhas, que possuem uma localização privilegiada e uma vista magnífica da cidade do Porto, ainda possuem lugares de estacionamento gratuitos.
Esta zona histórica da cidade está situada na baixa portuense, sendo uma vantagem para quem procura deixar o carro e visitar o Porto.
A vista para o rio e para a margem de Vila Nova de Gaia é simplesmente indescritível.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para quem vive, trabalha ou está de visita à segunda maior cidade do nosso país, o Porto.
A Seguropordias.pt está ao seu lado neste e noutros temas, de forma a descomplicar alguns dos problemas classícos na vida de quem conduz o seu automóvel.
Visite o nosso blog e conheça outros artigos do seu interesse.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.