Escapadinhas a curta distância do Porto

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 24/09/2020 | Última atualização: 08/06/2022

Quer aproveitar o seu tempo livre da melhor maneira possível

Com este artigo ficará a conhecer cinco dos melhores destinos à volta da cidade do Porto. Todos eles são distintos e a combinação é perfeita: natureza no seu esplendor e cidades recheadas de histórias por descobrir, com gastronomia típica! 

 

Parque Nacional da Peneda-Gerês

A cerca uma hora e quinze minutos de viagem a partir da cidade do Porto, encontramos o Parque Nacional Peneda-Gerês, situado nas regiões do Minho e Trás-os-Montes.

Classificado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, recomendamos que ali desfrute do máximo de tempo que lhe seja possível.

Em primeiro lugar, a paisagem é de cortar a respiração. Provavelmente vai querer permanecer aí para sempre. Por isso, sugerimos que conheça os vários miradouros e pontos altos do Parque, para poder ter uma perspetiva total da paisagem. 

No Gerês, terá a oportunidade de mergulhar em piscinas naturais e várias cascatas incríveis, tais como a do Tahiti, de Pincães ou do Poço Azul. As termas do Gerês são, igualmente, de visita obrigatória. Se sente que está a precisar de relaxar, estará no local indicado. 

A biodiversidade nas serras é imensa e fascinante, por tal não deixe de aproveitar as potencialidades desta região. 

Na sua visita não poderão faltar as aldeias e vilas com séculos de história do Parque Nacional. 

Perfeitas para refrescar as ideias, fugir da monotonia e do stress da cidade. São várias as que pode visitar, tais como Pitões das Júnias, Lindoso, Castro Laboreiro, Soajo e, ainda, aldeia submersa de Vilarinho das Furnas.

Conseguirá conhecer, também, os Santuário de Nossa Senhora da Peneda e de São Bento da Porta Aberta, a Barragem do Alto Lindoso, o Castelo de Lindoso. Por fim, aconselhamos que prove as especialidades gastronómicas típicas da região que deliciam qualquer visitante.

Aveiro

A menos de uma hora de viagem para sul do Porto, encontramos Aveiro, também conhecida como “A Veneza de Portugal” pelos canais que serpenteiam a cidade.  A visita é obrigatória. 

Uma cidade cheia de história e encantos por descobrir. 

Um dos primeiros pontos de visita são a ria e os seus canais, onde poderá fazer uma viagem no barco caracteristico da zona, o moliceiro

Desta forma, conhecerá as principais atrações de Aveiro e toda a sua envolvência. Costuma-se dizer que esta zona é a alma da cidade, e rapidamente vai perceber o motivo.

É indispensável uma caminhada pelo centro para descobrir a feira de antiguidades, o Mercado do peixe e as antigas casas dos pescadores. 

Para os amantes de arquitetura, Aveiro é considerada uma cidade-museu da art nouveau, uma vez que, por aqui podemos deparar-nos com habitações familiares decoradas com cantaria e azulejos desta época.

A gastronomia típica é um dos maiores focos de atração de Aveiro e não pode deixar de a provar! Os ovos moles, o pão de ló, as tripas são, de facto, incríveis!

Por fim, fora da cidade há mais um local de visita obrigatória: a Praia da Costa Nova. 

As casas de madeira às riscas de várias cores saltam à vista de qualquer veraneante, o areal extenso por onde se podem dar grandes passeios e os imensos restaurantes de peixe, em que são servidos ensopados e guisados de um peixe saboroso – as enguias - perfazem um ambiente agradável e tranquilo.

 

Douro

A menos de uma hora e meia de viagem do Porto, encontramos o Alto Douro Vinhateiro. Sem dúvida, uma das regiões imperdíveis de Portugal e classificada como Património da Humanidade pela UNESCO

A região é internacionalmente conhecida pela produção de Vinho do Porto e do Douro e tem muito mais para visitar. 

A melhor recomendação que temos para dar é conhecer todo o Douro através de um cruzeiro/viagem de barco, contudo, com o seu próprio automóvel ou comboio, a experiência será, igualmente, bastante agradável. 

As estradas ao longo dos socalcos das montanhas, a ladear o rio, são consideradas das mais bonitas do mundo. Explore a acolhedora cidade de Peso da Régua. A vista é incrível e lá vai poder conhecer mais sobre toda a região.

A paisagem é deslumbrante, por isso, desfrute da melhor forma de toda a zona envolvente, especialmente dos miradouros. Aproveite para experimentar os vinhos (do Porto e Douro) produzidos nas quintas, juntamente com uma refeição de comida típica.

Existem, ainda, imensos trilhos pedestres e aldeias históricas por descobrir.

Viana do Castelo

A menos de uma hora de viagem do Porto, encontramos o distrito de Viana do Castelo, no extremo norte de Portugal. É uma região repleta de encantos e um ponto de paragem obrigatório para quem pretende conhecer o nosso país.

Viana do Castelo, conhecida como a capital do folclore e artesanato portugueses, possui bastantes locais de interesse: desde o bairro antigo, do século XIX, passando pela Sé e pela Praça da República, até aos vários museus e igrejas.

O navio-hospital Gil Eanes, agora transformado em museu, é outro dos locais que recomendamos. Quem lá passa é brindado com uma experiência fantástica. 

Para acabar a visita a Viana do Castelo, aconselhamos a subida ao topo do Monte de Santa Luzia, onde encontrará o Templo do Sagrado Coração de Jesus. O santuário é, de facto, esplêndido e é, sem dúvida, um dos locais mais sumptuosos pela sua grandiosidade e localização.

No final desta viagem, recomendamos que avance até Caminha, já ali ao lado, acabando em Vila Nova de Cerveira. São duas vilas lindíssimas, com uma área envolvente extremamente agradável e ótimas para caminhadas.

 

Braga

A cerca de quarenta e cinco minutos do Porto, encontramos Braga, conhecida como “A cidade dos Arcebispos”. 

Uma das cidades com a história mais longínqua da Península Ibérica, começou a ser construída há mais de dois mil anos pelos romanos, que lhe deram o nome de “Bracara Augusta”. 

É, ainda, uma cidade com forte ligação à Igreja Católica. 

Desta forma, é fácil perceber que o centro histórico está cheio de monumentos, igrejas, edifícios antigos, entre outros. A caminhada pelo centro é bastante agradável e interessante e é, sem dúvida, a melhor maneira de conhecer Braga.

Fora da cidade, sugerimos a subida até ao Santuário Bom Jesus do Monte, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Pode chegar lá através de carro, mas recomendamos que viaje no funicular, que é o mais antigo do mundo, que liga a parte alta da cidade ao Bom Jesus. 

A vista desde o cimo do monte é majestosa e combina na perfeição com o estilo arquitetónico do Santuário.

É de visita obrigatória.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade