Durante a época natalícia é tradição as famílias portuguesas aproveitarem este tempo para viajarem dentro do nosso país.
O turismo rural é uma das melhores formas de conhecer o interior de Portugal e, até à pandemia, crescia imenso.
No entanto, com a chegada do vírus Covid-19, tudo se alterou drasticamente.
Este ano, por esse motivo, esta época natalícia terá muitas mais restrições ao nível da circulação das pessoas
Segundo as novas normas decretadas pelo Governo, as maiores restrições estão guardadas para a noite de 31 de dezembro e início do ano de 2021.
Desta forma, será possível circular entre os vários concelhos do nosso país nos dias de Natal, 24 e 25.
Sendo estes dias da semana, quinta e sexta feira respetivamente, é permitido deslocar-se até as 2 horas da manhã do dia seguinte, e até as 23 horas de 26 de dezembro.
Desde o dia 31 até 4 de janeiro, passando então pela noite de Ano Novo, as maiores proibições surgirão:
- Proibição de circulação na via pública a partir das 23h00 do dia 31 de dezembro, e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro a partir das 13h00;
- Proibição de circulação entre concelhos entre as 00h00 do dia 31 de dezembro de 2020 e as 5h00 do dia 4 de janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos.
Não se esqueça: as restrições são maiores consoante o grau de risco do concelho onde habite.
Assim, verifique regularmente a lista dos concelhos e níveis de risco, para saber se pode, ou não, fazer o que pretende.
Tal como referiu a Secretária Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, o nosso país deverá receber, este natal, a visita de menos emigrantes nacionais.
Ao longo dos anos, a comunidade de portugueses no estrangeiro, divididos por vários países na Europa e um pouco por todo o mundo, tem crescido e, habitualmente, retornam a casa durante esta época natalícia.
No entanto, com o aumento das preocupações com a pandemia e consequentes contágios, e derivado com as dificuldades económicas, é expectável que este ano o número de regressos à família seja, também, reduzido.
Estes tempos têm sido difíceis para toda a gente e a proteção de cada um de nós é uma necessidade global.
A Seguropordias.pt recomenda a todos os portugueses seguirem as recomendações decretadas pelo Governo.
Boas festas em segurança!
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.