Cuidados a ter com a cadeira do bebé

Siga todas as recomendações

segunda, 25 de outubro de 2021

Para quem tem filhos pequenos e todos os dias os transporta, sabe que todos os cuidados são importantes no que toca à cadeira do bebé.

A segurança na estrada é essencial em todos os momentos, mas com os mais pequenos no carro, esta deve ser, ainda mais, reforçada.

Segundo dados do ACP, as cadeiras para bebés reduzem, em caso de acidente, cerca de 75% a probabilidade de morte e de 90% a de lesões.

Imaginamos que todos os pais já se tenham informado muito bem sobre todas as questões relacionadas com a cadeira do bebé no automóvel, mas saiba que podem contar com a ajuda da Seguropordias.pt.

Além de todos os cuidados com a cadeira, é importante relembrar que a condução segura e responsável são, igualmente, essenciais, para não colocar ninguém em perigo em caso de acidente.

 

Colocar o bebé na cadeira do seu automóvel 

Após sentar o seu filho na cadeira, deve seguir dois passos fundamentais para a segurança do bebé:

  • O cinto de segurança próprio da cadeira (o arnês) deve estar sempre corretamente apertado, deixando apenas um dedo de folga (deve ser medido à altura do ombro).
  • Nunca colocar nada entre a criança e a cadeira (mantas, almofadas, entre outros), de forma a não criar uma folga que pode ser muito perigosa em caso de eventual acidente.

 

Os cuidados a ter com a cadeira do bebé no seu automóvel

Como já referimos, a segurança com os mais pequenos dentro do carro é muito importante e não deve descurar nenhum aspeto.

Devido há fragilidade dos bebés, que deriva da sua tenra idade, é fundamental evitar, ao máximo, colocá-los em algum tipo de perigo.

Por isso, aqui vão as recomendações da Seguropordias.pt.

 

Transportar o bebé com a cadeira orientada para a retaguarda

A cabeça de um bebé até aos 15 meses é grande e pesada, em comparação com o resto do seu corpo, o que faz com que o pescoço seja especialmente frágil.

Desta forma, a cadeira deve estar virada para trás (na direção oposta ao trânsito), para reduzir o perigo de lesões em caso de eventual acidente, já que a força do impacto será distribuída por todo o corpo.

Esta é uma recomendação chave, feita tanto por fabricantes como por diversas associações europeias.

Na Europa, está definido pela regulação que o transporte de bebés deve ser feito desta forma até aos 15 meses.

Ao mesmo tempo, é aconselhável que o faça até aos 4 anos de idade, para uma maior proteção da cabeça e do pescoço.

 

Transportar o bebé em caso de ir à frente

Apesar de não recomendado, pode dar-se o caso de a cadeira do bebé ter de estar à frente, por exemplo, num veículo de apenas dois lugares.

Nesta situação, em primeiro lugar torna-se imperativo que os airbags estejam desativados.

Nunca se esqueça deste ponto, pois, se não o fizer, poderá estar a colocar o seu filho numa situação muito perigosa, em caso de eventual acidente.

Depois, terá de fazer os respetivos encaixes, de forma a posicionar a cadeira da melhor forma e, assim, garantir a máxima segurança e conforto para o mais pequeno.

 

Prender a cadeira do bebé com os cintos de segurança do automóvel

Esta é outra recomendação bastante importante para a segurança do seu filho.

Deve utilizar os cintos de segurança do seu carro para garantir que a cadeira está, efetivamente, bem presa.

Siga o manual de instruções da cadeira, e coloque os cintos nos locais devidamente assinalados.

A parte transversal (a que fica entre as nossas pernas e barriga) deverá estar centrada na parte inferior da cadeira, e a parte diagonal nas costas da cadeira.

Aperte-os devidamente, de forma a garantir, mais uma vez, toda a segurança e conforto para o mais pequeno.

Para saber que cadeira adquirir. Fonte: Automóvel Club de Portugal. 

 

Recomendações finais

  • Sistema ISOFIX – Verifique se o seu automóvel está equipado com este sistema, para uma instalação muito mais rápida, fácil e segura da cadeira do bebé.
  • Testar a cadeira – Antes de a adquirir, peça para testar a cadeira no seu automóvel. Assim, vai garantir que esta é a indicada para o seu filho.
  • Utilizar almofadas durante o transporte – Para garantir um conforto extra para o seu filho, e uma viagem tranquila para os pais, utilize almofadas (ou toalhas, se considerar mais prático) para os cintos de segurança, para que os mais pequenos não se sintam desconfortáveis.
  • O ângulo de encosto – Ao posicionar a cadeira nos bancos do seu automóvel, garanta que o ângulo de encosto não é superior a 45 graus.
  • Utilize cadeiras novas – Sabemos perfeitamente o quão dispendioso é ter um filho mas, na sua segurança não deve poupar. Compre uma cadeira nova, em vez de uma emprestada que já foi utilizada, pois poderá estar gasta e/ou não ser adaptada para o seu bebé.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade