As vias mais perigosas no nosso país

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 19/07/2021 | Última atualização: 08/06/2022

Já alguma vez sentiu que a estrada onde ia, dentro de território nacional, era perigosa de facto?

Nem todas as estradas no nosso país são bastante seguras e, nestes casos, devemos estar ainda mais atentos e cautelosos.

Os números têm vindo a melhorar nos últimos tempos, sendo que a mortalidade na estrada em acidentes rodoviários diminuiu nos últimos 20 anos.

As estradas consideradas mais perigosas, ou também “pontos negros”, são, evidentemente, onde ocorrem mais acidentes e onde há maior probabilidade para estes serem de gravidade alta.

Depois de ler este artigo esperamos que, enquanto condutor, reveja e até aumente a segurança na sua condução, por si, pelos seus e por todos na estrada.

Esperamos que não seja necessário, mas, em caso de acidente, deve saber como preencher e assinar a declaração amigável de acidente.

 

O que faz uma estrada ser perigosa?

Os principais fatores que originam uma estrada perigosa:

- Trânsito bastante intenso;

- Más condições de visibilidade, especialmente em curvas;

- Más condições do piso;

- Sinalização mal colocada ou quase inexistente;

- Descuidos por parte dos condutores.

 

Os números da sinistralidade em Portugal

Todos os anos, a ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) produz relatórios anuais de sinistralidade, que pode consultar online.

Durante o último ano analisado, 2020, registaram-se descidas em termos de acidentes, feridos e vítimas mortais, o que é bastante positivo e motiva-nos para o combate pela segurança na estrada.

No entanto, como se sabe, 2020 foi um ano marcado pelo início da pandemia mundial do vírus Covid-19, pelo que as deslocações foram, obviamente, inferiores ao normal.

Mesmo assim, registaram-se 23.630 acidentes no território continental, que resultaram em 360 vítimas mortais a lamentar.

O principal acidente na estrada em Portugal é a colisão (choque entre dois ou mais veículos), sendo o despiste o tipo de acidente que mais mortes causa. 

Os distritos onde se registou o maior crescimento em termos de vítimas mortais, comparando os anos de 2020 e 2019, foram, por esta ordem, Leiria (mais 8), Viana do Castelo (mais 7), Lisboa (mais 4) e Santarém (mais 2).

Por outro lado,  os distritos de Coimbra e Beja registaram uma diminuição notável (menos 16). 

 

A lista de estradas mais perigosas

As estradas consideradas como "pontos negros" no nosso país são:

 

Estrada Nacional 1

Antes de ser construída a auto estrada que une Porto e Lisboa, e o Norte e o Sul do país, esta estrada era a mais utilizada e a principal via de comunicação para quem queria subir para a Região Norte ou descer para a Região Sul.

Possui alguns dos fatores referidos em cima, como excesso de veículos e sinalização deficiente, e por isso mesmo, é uma estrada considerada perigosa.

Estrada Nacional 125 

Esta via faz a ligação entre a ponta este e oeste do litoral algarvio, mais precisamente entre Vila Real de Santo António e Vila do Bispo,.

Possui uma taxa alta de acidentes de trânsito, derivado do número de carros que a atravessa diariamente.

Estrada Nacional 2

Os leitores da Seguropordias.pt já conhecem bem esta estrada, derivado das referências que fizemos por ser uma das melhores rotas para viagens de mota no nosso país.

Por ser a via com mais extensão em Portugal, com mais de 700 km e atravessando o país de norte a sul, regista, obviamente, bastantes acidentes.

Além disso, há vários locais que precisam de manutenção.

Estrada Nacional 10

A estrada que liga a margem sul e norte da Área Metropolitana de Lisboa passa por imensos concelhos, recebendo, assim, milhares de veículos diariamente.

O troço considerado mais perigoso está à passagem do quilómetro 128, margem norte, entre Alhandra e Forte da Casa.

Estrada Nacional 118

Esta via é estratégica para o sul do país, mais especificamente a sul do rio Tejo. 

Apesar do seu traçado ser bastante retilíneo e plano, acontecem bastantes acidentes e, ao longo dos anos, lamentam-se muitas vítimas mortais.
 

 

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade