Já alguma vez sentiu que a estrada onde ia, dentro de território nacional, era perigosa de facto?
Nem todas as estradas no nosso país são bastante seguras e, nestes casos, devemos estar ainda mais atentos e cautelosos.
Os números têm vindo a melhorar nos últimos tempos, sendo que a mortalidade na estrada em acidentes rodoviários diminuiu nos últimos 20 anos.
As estradas consideradas mais perigosas, ou também “pontos negros”, são, evidentemente, onde ocorrem mais acidentes e onde há maior probabilidade para estes serem de gravidade alta.
Depois de ler este artigo esperamos que, enquanto condutor, reveja e até aumente a segurança na sua condução, por si, pelos seus e por todos na estrada.
Esperamos que não seja necessário, mas, em caso de acidente, deve saber como preencher e assinar a declaração amigável de acidente.
Os principais fatores que originam uma estrada perigosa:
- Trânsito bastante intenso;
- Más condições de visibilidade, especialmente em curvas;
- Más condições do piso;
- Sinalização mal colocada ou quase inexistente;
- Descuidos por parte dos condutores.
Todos os anos, a ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) produz relatórios anuais de sinistralidade, que pode consultar online.
Durante o último ano analisado, 2020, registaram-se descidas em termos de acidentes, feridos e vítimas mortais, o que é bastante positivo e motiva-nos para o combate pela segurança na estrada.
No entanto, como se sabe, 2020 foi um ano marcado pelo início da pandemia mundial do vírus Covid-19, pelo que as deslocações foram, obviamente, inferiores ao normal.
Mesmo assim, registaram-se 23.630 acidentes no território continental, que resultaram em 360 vítimas mortais a lamentar.
O principal acidente na estrada em Portugal é a colisão (choque entre dois ou mais veículos), sendo o despiste o tipo de acidente que mais mortes causa.
Os distritos onde se registou o maior crescimento em termos de vítimas mortais, comparando os anos de 2020 e 2019, foram, por esta ordem, Leiria (mais 8), Viana do Castelo (mais 7), Lisboa (mais 4) e Santarém (mais 2).
Por outro lado, os distritos de Coimbra e Beja registaram uma diminuição notável (menos 16).
As estradas consideradas como "pontos negros" no nosso país são:
Antes de ser construída a auto estrada que une Porto e Lisboa, e o Norte e o Sul do país, esta estrada era a mais utilizada e a principal via de comunicação para quem queria subir para a Região Norte ou descer para a Região Sul.
Possui alguns dos fatores referidos em cima, como excesso de veículos e sinalização deficiente, e por isso mesmo, é uma estrada considerada perigosa.
Esta via faz a ligação entre a ponta este e oeste do litoral algarvio, mais precisamente entre Vila Real de Santo António e Vila do Bispo,.
Possui uma taxa alta de acidentes de trânsito, derivado do número de carros que a atravessa diariamente.
Os leitores da Seguropordias.pt já conhecem bem esta estrada, derivado das referências que fizemos por ser uma das melhores rotas para viagens de mota no nosso país.
Por ser a via com mais extensão em Portugal, com mais de 700 km e atravessando o país de norte a sul, regista, obviamente, bastantes acidentes.
Além disso, há vários locais que precisam de manutenção.
A estrada que liga a margem sul e norte da Área Metropolitana de Lisboa passa por imensos concelhos, recebendo, assim, milhares de veículos diariamente.
O troço considerado mais perigoso está à passagem do quilómetro 128, margem norte, entre Alhandra e Forte da Casa.
Esta via é estratégica para o sul do país, mais especificamente a sul do rio Tejo.
Apesar do seu traçado ser bastante retilíneo e plano, acontecem bastantes acidentes e, ao longo dos anos, lamentam-se muitas vítimas mortais.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.