A manutenção das motas antigas

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 31/01/2022 | Última atualização: 08/06/2022

Se é um apaixonado por motores, mecânica e, mais especificamente, por motas, a Seguropordias.pt vai dar-lhe a conhecer tudo o que precisa para fazer uma correta manutenção na sua mota antiga

Fazer uma boa manutenção na sua mota requer algum conhecimento sobre as avarias mais frequentes (da mesma forma que os médicos têm de conhecer as possíveis doenças) e, também, sobre as peças que tendem a ser afetadas mais facilmente ao longo do tempo.

Além disso, alguns truques para preservar a estética da sua mota clássica são muito úteis!

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As avarias mais frequentes em motas clássicas

 

Avaria na corrente

A ferrugem é um dos piores inimigos das motas clássicas . 

A corrente da mota é uma das peças que sofre mais desgaste e, por consequência, enferruja com mais facilidade.

Tal acontece devido ao desgaste natural, ao excesso de carga durante as viagens, estradas com poeira, etc.

A solução é relativamente simples: em primeiro lugar, deve remover a ferrugem e, depois disso, lubrifcar generosamente a corrente da sua mota.

 

A bateria 

A bateria das motas é uma das partes que mais pode sofrer, tanto nas novas quanto nas antigas. 

Neste último caso, se a bateria for muito antiga ou se simplesmente os problemas com esta peça forem de longa data, a melhor opção é procurar a sua substituição por uma nova, senão o problema vai continuar.

Existem lojas especializadas para tal, com preços acessíveis.

Se quiser fazer a manutenção desta peça, pode comprar um dispositivo “booster” de bateria, que se vende em locais como a Norauto, e carregá-la de tempos a tempos para que não descarregue completamente.

 

Avaria nos pneus 

Se vai ficar muito tempo com sua mota clássica parada, o ideal é que retire as rodas e as coloque num cavalete.

É a melhor maneira de evitar que os pneus se deformem com o tempo. Acredite que isso já aconteceu!

Verifique se os pneus não estão já sem validade, pois com o tempo eles podem rachar ou perder qualidade.

 

Avaria no motor 

Os propulsores precisam de estar ativos e postos a trabalhar com uma certa frequência, pois, caso contrário, podem ser danificados e, portanto, afetar o funcionamento do motor. 

Se a sua mota antiga estiver parada por muito tempo, deve, então, lubrificar o cilindro e o pistão antes de a voltar a ligar.

 

Os cuidados a ter com a sua moto clássica

A manutenção da sua mota clássica dependerá de vários fatores, como o estado em que esta se encontra, ou em que a comprou e, claro está, até da sua idade.

Se comprou a sua mota para a restaurar, o melhor a fazer é levar diretamente à sua oficina de confiança ou a oficinas especializadas neste tipo de veículos, pois estarão mais familiarizadas com as peças necessárias.

Como mencionado anteriormente, um dos principais problemas das motas antigas é a ferrugem nas peças cromadas.

Para limpar completamente uma peça cromada, são necessários materiais muito simples, poderá encontrá-los em casa: bicarbonato de sódio, limpa de metais, esfregão, limpa de vitrocerâmica, papel de cozinha e luvas. 

Poderá, também, fazer este processo com vinagre.

Os resultados são muito bons, a mudança é instantaneamente visível e fará com que sua moto fique com um visual como novo.

Depois, existem alguns aspetos básicos, mas que evitarão mais de uma dor de cabeça:

  • Poeira e tempestades são alguns dos elementos externos mais prejudiciais para o chassi da sua mota clássica, portanto, usar uma capa evitará eventuais danos que possam ocorrer.
  • Os depósitos das motas clássicas geralmente são metálicos, mas também podem enferrujar com o tempo. Uma forma de o evitar é encher o tanque de combustível antes de guardar a mota. Desta forma, não sobrará ar no depósito.
  • A troca frequente de óleo é a melhor maneira de limpar o interior do motor, mas não se esqueça, também, de trocar o filtro.

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Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

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