O mapa para carregar carros elétricos em Portugal

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 24/01/2022 | Última atualização: 08/06/2022

Está a pensar comprar um automóvel elétrico mas os carregamentos ainda são um entrave para si?

De facto, existem os prós e os contras dos automóveis elétricos, tal como tudo na nossa vida, e a decisão não é, obviamente, assim tão simples. 

No entanto, conheça os automóveis elétricos com os preços mais acessíveis e pode ser que comece a ver toda a esta questão de outra forma. 

Se é daqueles que pensa que pode ficar sem bateria e não sabe onde carregar o seu carro…Mude de ideias!

A Seguropordias.pt vai contar-lhe onde é que vai poder carregar o seu carro, isto é, onde estão os carregadores um pouco por todo o país.

E saiba, desde já, que, além de já existirem bastantes, o seu número está em constante crescimento.

 

A Mobilidade Elétrica

Através do seu computador, telemóvel, ou tablet (ou outro qualquer dispositivo móvel), consegue aceder ao website da Mobilidade Elétrica, ou Mobi.E, em www.mobie.pt.

Através desse mesmo site, terá acesso ao mapa de Portugal, com todos os postos de carregamento elétrico distribuídos pelo nosso país.

Fonte: www.mobie.pt

Ao entrar no referido, passe o seu dedo ou rato pelo botão em cima, “Rede Mobi.E” e encontrará imediatamente abaixo o botão “Encontrar Posto”, onde terá tudo o que necessita.

Se pretender informação sobre os postos de carregamento nos arquipélagos, tanto da Madeira como dos Açores, também encontrará, tal como lhe mostramos na imagem abaixo, bastando arrastar pelo mapa.

Mapa de carregadores na Madeira e nos Açores. Fonte: www.mobie.pt

Para encontrar o posto que deseja, poderá, também, fazer a sua pesquisa por concelho, do lado direito do seu ecrã.

Pode, por fim, selecionar por tipo de carregador, dependendo da urgência com que esteja: Normal, Semirrápido, Rápido ou Ultrarrápido.

Desta forma, é fácil de perceber que esta ferramenta ao seu dispor é bastante prática e possui grande utilidade, principalmente durante uma viagem longa.

 

Como se carregam os automóveis nestes postos?

 

O registo antes do carregamento

Caso nunca o tenha feito, é completamente natural a sua dúvida.

Dizemos-lhe, desde já, que não é nada de complexo.

Para ter acesso a um destes carregadores disponíveis por todo o país, tem de ter um contrato válido com um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) e, depois, um cartão ou aplicação móvel.

Assim, terá acesso a qualquer posto de carregamento para o seu automóvel, em qualquer localização.

Por outro lado, estão a ser criadas e desenvolvidos vários sistemas, em que o utilizador (um condutor) não precisa de nenhum contrato nem cartão, pagando apenas por carregamento.

Para tal, só necessitará de ter instalada no telemóvel uma aplicação móvel.

Algumas dessas são a EV.Charge, (da EDP), a Electromaps (que lhe dá acesso a postos de carregamento por toda a Europa), ou a Miio.

 

Carregar o seu veículo elétrico num posto público

Depois de ultrapassar esta primeira fase, que está cada vez mais fácil e acessível, só tem de colocar o seu carro ligado à ficha.

Com o seu cartão CEME ou com o acesso a uma das referidas aplicações, só terá de passar o cartão num determinado posto de carregamento e selecionar a tomada que pretende.

Ligue o seu carro à tomada e espere enquanto o carregamento é concluído.

Dica muito importante: nunca leve a bateria do seu carro aos 100% de carga, a longo prazo tal vai danificá-la.

É realmente útil que aprenda a preservar a bateria do seu carro elétrico

No final do carregamento, passe novamente o seu cartão CEME (ou a aplicação móvel) no devido posto de carregamento, e prossiga a sua viagem em segurança!

Como vê, é tão simples como atestar o seu automóvel com a gasolina ou o gasóleo, e não tem de largar bastantes euros de cada vez!

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade