Poupar ao cuidar da scooter

Os vários elementos que precisam de manutenção

segunda, 6 de setembro de 2021

Existe imensos portugueses que adoram conduzir a sua scooter, pela adrenalina, facilidade de conduzir e facilidade na carta de condução.

A manutenção de uma scooter é bastante simples e, de forma a realizá-la corretamente, deve dar atenção especial à manutenção da bateria, corrente, travões, pneus, óleo, entre outros. 

Além disso, é, também, muito mais barato do que no caso de outras motas ou veículos, e, mesmo assim, é possível economizar mais algum dinheiro sem descurar do seu cuidado. 

Cada scooter é única e poderá exigir cuidados diferentes, por isso, recomendamos que tenha em consideração o manual de manutenção da sua scooter ao substituir algum elemento.

No entanto, a Seguropordias.pt vai dar-lhe alguns truques gerais para realizar uma manutenção de baixo custo na sua scooter, seguindo alguns passos simples.

 

Cuidados diários com a sua scooter

Em primeiro lugar, deve-se ter em consideração que uma manutenção constante da scooter, tal como acontece com os automóveis, deverá proteger de eventuais avarias mais dispendiosas no futuro e prolongará a sua vida útil. 

Além do referido, também é importante saber que economizar na manutenção da scooter é possível graças a alguns pequenos truques que detalharemos em seguida.

 

Poupar na bateria

A manutenção da bateria de uma scooter é fundamental, já que mais de 50% das avarias em motas são causadas pela bateria. 

Para evitar que isto aconteça e prolongar a vida útil da bateria da sua scooter, a primeira coisa a ter em consideração é que por cada dia que não utiliza a sua scooter, a bateria perde entre 0,15% e 0,2% da sua carga. 

Por isso, se sabe que não vai levar sua mota para fora da garagem durante o inverno, é aconselhável desconectar os cabos da bateria. 

No caso de não querer fazê-lo, pode simplesmente ligar a sua scooter por alguns minutos todos os dias.

Por outro lado, é recomendável verificar regularmente o nível de carga da bateria com um voltímetro, para verificar se está entre os 12,8 V e 12,3 V. Se estiver com níveis abaixo dos indicados, será melhor carregá-la.

Por fim, também é importante manter a bateria limpa, principalmente na união entre os polos e seus conectores elétricos, para evitar resistência entre eles.

 

Poupar na troca do óleo

O óleo da mota é um dos elementos vitais da sua scooter e de qualquer outro veículo, já que determina o correto funcionamento do motor.

Portanto, para evitar danos no motor e economizar em reparos que podem ser dispendiosos, é importante saber quando trocar o óleo de uma scooter. 

Normalmente, a frequência de troca de óleo é estabelecida pelo fabricante do motor, por isso é importante seguir as instruções que estão inseridas no manual.

Se a sua scooter estiver com óleo antigo, o motor ficará menos eficiente e vai gastar mais, e, por outro lado, se o trocar antes do estabelecido, vai estar a desperdiçar, portanto, se quer poupar dinheiro, o importante é trocá-lo no tempo certo e pelo óleo certo.

Sabe trocar o óleo por si, sem precisar de ir a uma oficina?

Ao fazer a substituição de óleo sozinho está a poupar dinheiro, pela mão de obra que terá de pagar se for para a oficina.

 

Poupar nos travões

Quanto aos travões de uma scooter, é difícil poupar neste aspeto, e se experimentar, pode ficar, inclusive, desagradado, visto que o seu correto funcionamento é essencial para garantir a segurança do condutor, pelo que não é aconselhável poupar na manutenção. 

Deve verificar se as pastilhas dos travões estão desgastadas e trocá-las antes que fiquem muito finas e possam danificar o disco.

É recomendável trocar as pastilhas dos travões por marcas conhecidas e da sua confiança, e não por uma desconhecida e mais barata (que não aparente confiança).

Mais vale gastar dinheiro em segurança do que poupar neste aspeto e depois sofrer as consequências.

 

Poupar em pneus

O caso dos pneus é idêntico ao dos travões.

A segurança do condutor da scooter também depende em grande medida deles, pelo que, quando estão gastos, devem ser substituídos por novos de qualidade.

Para poupar na manutenção dos pneus, é importante controlar a pressão dos pneus, pois quando esta está baixa consome mais gasolina.

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