Por ocasião do Dia do Pai, decidimos abordar algumas questões essenciais para a segurança rodoviária.
Para o filho, o pai é sempre o maior exemplo a seguir, aquele em qual se quer tornar quando crescer.
Todos os pais querem, obviamente, o melhor para o futuro dos seus filhos e isso começa nas necessidades mais básicas de vida: saúde, amor, educação, segurança.
Ao procurar o bem para os seus filhos, está, como pai, a ser o maior exemplo para eles, e irão, certamente, procurar imitá-lo nos tempos em diante.
Desta forma, não há dúvidas que os pais têm influência direta para os mais novos, em tudo.
Desde sempre que a Seguropordias.pt procura promover a segurança na estrada - para o bem comum – e o Dia do Pai é uma excelente oportunidade para continuar com este caminho.
Considera-se um exemplo para os seus filhos enquanto condutor?
Como referido anteriormente, não hesitamos em afirmar que os pais são a maior influência para os seus filhos e os comportamentos progenitores têm, os mais novos irão repeti-los.
A cada momento os jovens observam o que os mais velhos fazem, muitas vezes sem nos darmos conta.
Assim, a cada vez que parar na passadeira para deixar os peões passar, a cada vez que reduzir a velocidade por estar quase a passar os limites estabelecidos, a cada vez que fizer sinalização antecipada para mudar de faixa, entre muitos outros, estará a ser analisado pela companhia que viaja, provavelmente, no banco de trás.
Por outro lado e da mesma forma, se deitar objetos para fora do carro, se apitar violentamente com os outros condutores, se praticar manobras perigosas, entre muitos outros, os seus filhos estarão, inconscientemente, a adotar este tipo de práticas prejudiciais a todos.
Note-se, ainda, que a educação na estrada não só é feita para a posição de condutor, bem como de passageiro, ciclista e peão.
As conclusões a tirar são simples: uma condução segura só traz benefícios, para si, para os seus filhos, para a sua família e para todos com quem partilha a estrada.
Existem alguns internacionais que abordam estas questões, e que fomos estudar.
Em terras dos nossos vizinhos espanhóis saiu um estudo realizado pela Fundação VINCI Autoroutes, em que analisam a confiança dos mais novos na condução dos seus progenitores.
O resultado é uma nota geral de 8 em 10, resultando numa grande confiança por parte dos filhos.
Por outro lado, 44% dos inquiridos reconhecem que os seus pais estacionam “mal” o carro em frente à escola, tal como “o resto dos pais dos seus colegas”.
Na Europa a marca de pneus Goodyear lançou, há uns anos, um estudo que pretendia conhecer melhor as atitudes dos pais em relação à segurança na estrada, no que diz respeito ao exemplo como condutores para com os mais novos, bem como no modo como apoiam os filhos que estão a aprender a conduzir.
Algumas das conclusões retiradas foram:
- 77% dos pais acreditam ser um bom exemplo para os filhos enquanto condutores;
- 51% dos pais confirmam que os seus filhos prestam atenção às suas ações durante a condução;
- 44% dos pais foram multados por excesso de velocidade enquanto os seus filhos viajavam dentro do automóvel;
- 65 % dos instrutores de escolas de condução pensam que os pais têm maus comportamentos a conduzir e, por esse motivo, acabam por ser uma má influência nos jovens condutores.
A mensagem da Seguropordias.pt é simples: todos podemos e devemos contribuir para a segurança na estrada e, ao mesmo tempo, para a educação dos mais novos, por um futuro melhor.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.