Ficar com o carro avariado na estrada é bastante comum, infelizmente, e todos os condutores têm de estar preparados para essa situação.
Mesmo com toda a manutenção possível do seu carro, é impossível garantir que não tenha uma avaria, ou até um furo.
Desta forma, este artigo dirige-se a todas as pessoas que estão habilitadas a conduzir.
Com esta leitura ficará a saber como deve comportar-se para manter a segurança em todos os momentos, desde que é notória a avaria no carro.
As avarias podem acontecer por causas diversas, por exemplo, devido ao mau estado dos pneus.
Começamos com o que pode ser mais perigoso.
Existem variadas e bastante diferentes situações em que um carro pode avariar.
Começaremos, então, pelas normas gerais de como proceder quando tiver de parar o seu automóvel na estrada, passando, de seguida, para alguns casos específicos.
Todas estas medidas servem para sua segurança e proteção, assim como para os restantes passageiros no carro e outros condutores da estrada.
Segundo o artigo 48 do Código da Estrada, a paragem e o estacionamento são autorizados por tempo estritamente necessário e não devem impedir ou dificultar a passagem de outros veículos.
1- Parar sempre em zonas e em condições de segurança, para si e para os restantes passageiros. Não se esqueça que é importantíssimo assinalar as suas manobras;
2-Usar luzes de emergência ou de perigo (quatro piscas) e, por precaução, também os mínimos de modo a manter a visibilidade para os outros condutores na estrada;
3- Colocar sinal de pré-sinalização de perigo (o triângulo). Tenha cuidado, já que o vai pôr numa estrada onde passam carros. Deixe-o numa posição perpendicular ao chão e, no mínimo, a 30 metros da sua viatura , de forma a ser visível, pelo menos, a 100 metros;
4- Vestir o colete refletor sempre que o veículo fique parado na faixa de rodagem ou na berma. Nunca saia do seu veículo sem estar com o colete refletor vestido;
5-Sair, sempre que possível, do lado direito do veículo, bem como os passageiros, e não fique, em caso algum, do lado esquerdo do veículo;
6-Chamar a assistência em viagem, quando necessário. Utilize o seu telemóvel;
7-Caso viaje com animais, mantenha-os no interior do carro;
8- Informar os serviços de assistência, sempre que haja crianças, idosos, grávidas ou pessoas com necessidades especiais, de modo a ser estabelecida a devida prioridade na assistência.
Parar ou estacionar o carro numa auto-estrada é proibido. No entanto, se acontecer uma é necessário proceder com a máxima segurança.
Siga os passos anteriores e os seguintes:
Esta situação é bastante específica e deve tomar extrema precaução:
Por sabermos que a estrada é, muitas vezes, perigosa, recomendamos que esteja informado sobre medidas de segurança e preparado para ocasiões adversas.
Assim, tenha sempre consigo um kit de emergência de primeiros socorros, luvas, extintor, uma lanterna e um impermeável.
A manutenção do seu carro é, igualmente, muito importante.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.