Avaria na Estrada

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 13/10/2020 | Última atualização: 08/06/2022

Ficar com o carro avariado na estrada é bastante comum, infelizmente, e todos os condutores têm de estar preparados para essa situação.

Mesmo com toda a manutenção possível do seu carro, é impossível garantir que não tenha uma avaria, ou até um furo.

Desta forma, este artigo dirige-se a todas as pessoas que estão habilitadas a conduzir.

Com esta leitura ficará a saber como deve comportar-se para manter a segurança em todos os momentos, desde que é notória a avaria no carro. 

As avarias podem acontecer por causas diversas, por exemplo, devido ao mau estado dos pneus.

Começamos com o que pode ser mais perigoso.

 

O que não deve fazer

  • Acenar a véículos na estrada e pedir ajuda.
  • Abandonar o seu automóvel.
  • Sair do carro sem verificar as condições de segurança.
  • Ficar do lado esquerdo da viatura.

Existem variadas e bastante diferentes situações em que um carro pode avariar.

Começaremos, então, pelas normas gerais de como proceder quando tiver de parar o seu automóvel na estrada, passando, de seguida, para alguns casos específicos.

Todas estas medidas servem para sua segurança e proteção, assim como para os restantes passageiros no carro e outros condutores da estrada.

Segundo o artigo 48 do Código da Estrada, a paragem e o estacionamento são autorizados por tempo estritamente necessário e não devem impedir ou dificultar a passagem de outros veículos.

 

O que deve fazer

1- Parar sempre em zonas e em condições de segurança, para si e para os restantes passageiros. Não se esqueça que é importantíssimo assinalar as suas manobras;

2-Usar luzes de emergência ou de perigo (quatro piscas) e, por precaução, também os mínimos de modo a manter a visibilidade para os outros condutores na estrada;

3- Colocar sinal de pré-sinalização de perigo (o triângulo). Tenha cuidado, já que o vai pôr numa estrada onde passam carros. Deixe-o numa posição perpendicular ao chão e, no mínimo, a 30 metros da sua viatura , de forma a ser visível, pelo menos, a 100 metros;

4- Vestir o colete refletor sempre que o veículo fique parado na faixa de rodagem ou na berma. Nunca saia do seu veículo sem estar com o colete refletor vestido;

5-Sair, sempre que possível, do lado direito do veículo, bem como os passageiros, e não fique, em caso algum, do lado esquerdo do veículo;

6-Chamar a assistência em viagem, quando necessário. Utilize o seu telemóvel;

7-Caso viaje com animais, mantenha-os no interior do carro;

8- Informar os serviços de assistência, sempre que haja crianças, idosos, grávidas ou pessoas com necessidades especiais, de modo a ser estabelecida a devida prioridade na assistência.

 

Caso a sua avaria ocorra na auto-estrada ou equiparado

Parar ou estacionar o carro numa auto-estrada é proibido. No entanto, se acontecer uma é necessário proceder com a máxima segurança. 

Siga os passos anteriores e os seguintes:

  • Retire o seu veículo da faixa de rodagem o mais rápido possível;
  • Os passageiros, caso saiam do automóvel- o que não é aconselhável, devem dirigir-se para uma zona distante da berma, para lá dos separadores;
  • Caso possa prosseguir viagem no mesmo carro, ao regressar à faixa de rodagem, acompanhe a velocidade dos restantes automóveis na estrada.

 

 

Caso a sua avaria ocorra num túnel

Esta situação é bastante específica e deve tomar extrema precaução:

  • Desligue o motor do carro para evitar fumos tóxicos;
  • Se não for possível continuar a viagem, deve dirigir-se, juntamente com os restantes passageiros e o mais rapidamente possível, à saída de emergência mais próxima.

Por sabermos que a estrada é, muitas vezes, perigosa, recomendamos que esteja informado sobre medidas de segurança e preparado para ocasiões adversas.

Assim, tenha sempre consigo um kit de emergência de primeiros socorros, luvas, extintor, uma lanterna e um impermeável.

A manutenção do seu carro é, igualmente, muito importante.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade