Manutenção de um automóvel elétrico

Os vários elementos que deve prestar atenção

segunda, 18 de outubro de 2021

Na Seguropordias.pt realçamos a importância da correta manutenção do seu automóvel, de forma a alargar a vida útil do mesmo e, assim, poder aproveitá-lo por mais tempo.

Além dos passos gerais de manutenção, é importante ter noção que cada carro é diferente e, como tal, o melhor a fazer é consultar o seu livro técnico, para saber especificamente o que recomenda o fabricante do seu automóvel.

Por isso, neste artigo vamos concentrar-nos na manutenção de carros elétricos.

Assim, vamos dar-lhes a atenção que merecem, já que são, cada vez mais, uma tendência atual no mercado automóvel.

 

Diferenças entre a manutenção de um carro convencional e um elétrico

As principais diferenças de manutenção entre um carro elétrico e um carro movido a combustíveis fósseis centram-se, como é mais do que sabido, no motor

O motor elétrico, devido às suas características, tem um menor risco de sofrer avarias do que o motor a combustível (gasóleo ou gasolina).

A principal razão para tal encontra-se no facto de o motor elétrico não possuir muitos dos elementos e peças do motor a combustível, como a correia de distribuição, o óleo do motor, filtros, entre muitos outros.

 

Manutenção dos travões dos carros elétricos

Na manutenção do motor de um carro elétrico, é necessário, fundamentalmente, ter atenção aos líquidos dos travões e refrigeração do mesmo sistema.

Ao mesmo tempo, através do sistema de travões regenerativo, estes sofrem um desgaste muito menor, comparando com os carros de motor de combustão.

Nos elétricos, sempre que o condutor trava ou tira o pé do acelerador, está a recuperar energia cinética, que se vai converter em energia elétrica e, por isso, se chama travagem regenerativa.

Assim, esta vai manter as pastilhas dos travões em boas condições por um tempo superior ao normal nos carros convencionais.

 

Baterias dos carros elétricos

O outro elemento que distingue os carros elétricos dos carros a combustível são as baterias.

Estas apenas precisam de ser recarregadas, mas não de manutenção.

Eventualmente, com o passar dos anos e quilómetros, vão ter de ser substituídas, quando se esgotar a sua vida útil, que geralmente é de 3.000 ciclos de carga.

Apesar de não ser necessária manutenção, existem formas de preservar a bateria dos carros elétricos, para que a sua durabilidade seja maior.

 

Outros elementos necessários para uma boa manutenção do carro elétrico

Existem, ainda, outros elementos do veículo, além dos relacionados com o motor, que é obrigatório prestar atenção, em qualquer tipo de automóvel.

Os pneus devem ser verificados quanto ao seu desgaste e quanto à sua pressão. 

Siga as instruções do fabricante, para saber qual a pressão indicada para os dianteiros e traseiros.

O sistema de refrigeração, que está encarregue de manter as peças do motor à temperatura ideal, é outro elemento que deve verifica com alguma regularidade (de mês a mês, por exemplo).

Para que este funcione, o líquido de refrigeração é, também, fundamental, por isso, não descure a sua atenção.

Por último, existem dois elementos presentes em ambos os tipos de carros: o filtro de ar e o ar condicionado.

Em relação ao filtro de ar, este impede a entrada de pólenes, poeira da estrada e outras partículas no interior do seu automóvel, vindos da estrada e, como tal, tem de estar sempre em boas condições.

O ar condicionado, por sua vez, contribui imenso para a qualidade de uma viagem. 

Se sentir algum problema no do seu carro, deverá dirigir-se a um profissional para proceder ao seu arranjo.

 

Em suma, a manutenção do carro elétrico será a mesma nos elementos que partilha com o carro de motor a combustível.

É possível concluir que a manutenção de um carro elétrico é mais simples e, portanto, também mais barata, já que existem muitos elementos dos automóveis convencionais que não estão presentes nos elétricos.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade