A manutenção do turbo

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 04/10/2021 | Última atualização: 08/06/2022

Os problemas no turbo de um carro podem ser um autêntico drama.

Sem este elemento, o veículo é inútil e o custo de reparo ou substituição é muito, muito caro. 

Atualmente, todos os automóveis com motores a diesel possuem turbo, portanto, todos estão expostos a uma possível avaria por este motivo. 

Além disso, nos últimos anos, o uso do turbo em carros a gasolina tem aumentado consideravelmente, já que é uma forma simples de aumentar consideravelmente a potência dos automóveis.

Assim, se tem um carro com menos de dez anos, é provável que este tenha um turbo, e existe uma grande probabilidade que, em algum momento da vida do veículo, o turbo venha a dar problemas. 

O conselho da Seguropordias.pt é que aprenda como funciona o turbo de um motor, conheça alguns truques para fazer a manutenção do mesmo, e saiba identificar as possíveis falhas do turbo.

 

Como funciona o turbo de um motor

Perceber a função do turbo de um motor é bastante simples: imagine que está a tentar subir a uma árvore e só já se sente sem força, o turbo é quem o vai impulsionar até ao topo.

De facto, é isso mesmo que o turbo faz num motor automóvel, impulsioná-lo para aumentar a sua potência.

Por serem motores de combustão, a sua potência depende da velocidade e eficiência com que o combustível é queimado. 

Para isso é necessário ar, portanto, quanto mais ar entra no motor, mais rápido é queimado e com mais eficiência num motor de menor cilindrada. 

O que o turbo faz é o que se chama de superalimentação, e é a maneira básica como os motores a diesel funcionam: comprimem o ar nos cilindros, queimando muito mais rápido e aumentando a potência do motor. 

Como cuidar do turbo

Vale a pena cuidar do turbo do seu carro, e basta ver os preços de um arranjo: são peças muito caras cuja manutenção e instalação custam bastante dinheiro. 

Tenta atenção aos seguintes truques para cuidar do turbo:

 

Ligue o carro com atenção ao turbo

Já deve ter ouvido muitas vezes, mas é fundamental esperar que o motor aqueça e o turbo lubrifique bem

Se o carro estiver frio, deve deixá-lo em ponto morto, pelo menos enquanto se acomoda no veículo para que o óleo banhe o motor. 

Não precisa deixar o motor a funcionar por muito tempo, alguns minutos serão suficientes e isso poderá salvá-lo de possíveis avarias futuras.

 

Conduzir na mudança certa ajuda o turbo

É muito comum, principalmente para economizar combustível, conduzir sempre na mudança de velocidade mais alta do que deveria e isso pode custar caro.

Esse tipo de condução gera depósitos dentro do propulsor, o que impede a entrada correta de ar.

Mas esse processo acontece, igualmente, se colocarmos o carro em rotações muito mais altas do que o normal. 

Tal vai aumentar o desgaste do turbo e, assim, diminuir a potência do carro.

 

Acelerar com o motor quente

Se pretende sentir a potência do seu automóvel, deverá fazê-lo sempre com a temperatura correta do motor, que normalmente está entre os 80 e os 90 graus, dependendo do veículo a que nos referimos. 

Porquê? É muito simples: o motor a esta temperatura está totalmente lubrificado para que o funcionamento do turbo seja o mais eficiente possível.

 

A manutenção do carro é fundamental

Como todas as peças de um carro, a manutenção adequada é essencial para evitar possíveis avarias. 

A maneira pela qual deve manter o turbo de um carro é manter o óleo no seu nível ideal

Para isso, faça a revisão sempre que acender a luz no painel, pois, embora possa parecer que o carro está em perfeitas condições, existem situações e estados em que não é tão fácil perceber a falta de óleo, por exemplo.

Ao mesmo, mesmo se não tiver que ir à revisão brevemente, verifique por si mesmo se o nível de óleo está correto, de vez em quando. 

Muitas vezes, o pensamento das pessoas é: estava tudo bem na revisão, por isso, o óleo e seu nível tem que estar em condições.

Essa ideia pode estar errada, porque poderá acontecer que o seu carro esteja a consumir mais óleo do que deveria.

 

Como cuidar do turbo ao desligar o motor

Deixe o motor do carro descansar por alguns minutos, antes de desligá-lo para usar o turbo o menos possível. 

É importante que o turbo seja devidamente arrefecido e lubrificado, não apenas quando as rotações estão a aumentar, mas também quando o carro está a diminuir a velocidade. 

Se conduziu de forma agressiva, esta etapa é ainda mais importante.

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Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

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