É necessário ter pneus de inverno em Portugal?

AUTOR: Gonçalo Meira | REVISOR: Beatriz Castro | PUBLICADO EM: 27/12/2021 | Última atualização: 04/12/2023

O inverno já chegou e com a nova estação vêm também temperaturas mais baixas, chuvas recorrentes, gelo na estrada e, inclusivamente, neve, em algumas regiões de Portugal.

Apesar do nosso inverno não ser tão rigoroso como noutros países, devido à proximidade ao oceano, às poucas zonas de montanha, entre outros fatores, devemos ter várias precauções com a condução no inverno. Desta forma conseguiremos evitar surpresas desagradáveis na estrada.

A segurança está sempre em primeiro lugar, mas por falta de informação, por vezes não tomamos todas as medidas adequadas. A Seguropordias.pt vai explicar-lhe a importância de ter pneus adequados à estação do ano em que nos encontramos.

Será que é necessário ter pneus de inverno em Portugal? À continuação vamos tratar de explicar-lhe tudo.

 

Diferenças dos pneus de inverno

Em primeiro lugar, é importante distinguir os tipos de pneus, para que consiga tomar uma decisão mais informada e a mais indicada para si.

Os pneus de inverno identificam-se pelas marcações especiais na sua parte lateral, M+S e/ou 3PMSF.

Os pneus “standard”, que temos durante o ano no nosso veículo, quando estão sujeitos a temperaturas abaixo dos 7ºC começam a mostrar certas debilidades.

Devido ao frio, a borracha do pneu vai ficando mais dura e a sua aderência fica altamente comprometida. Isto significa que pode estar a colocar a sua segurança em risco.

Por outro lado, os pneus de inverno contam com uma borracha macia, que faz com que não percam aderência nem tração, e mantêm a mesma flexibilidade com as baixas temperaturas.

O design dos pneus de inverno é, claro está, o mais indicado para situações extremas. Até em casos de chuvas torrenciais, estes conseguem manter a segurança ao fazer o escoamento da água. E na eventualidade de haver neve ou gelo na estrada, com a profundidade do piso de inverno, a sua segurança estará mais certificada.

Atenção que não deve apenas fiar-se dos pneus. Em condições climatéricas adversas a sua atenção na condução deve ser redobrada!

 

Preço de comprar pneus de inverno

Se está a pensar adquirir pneus de inverno novos para o seu automóvel, a Seguropordias.pt informa-o de preços.

Saiba desde já que, como seria de esperar, são algo dispendiosos. Segundo informações encontradas no website da marca Michelin, conseguirá encontrar preços a partir dos 70€ por pneu.

No entanto, este preço está relacionado com o tamanho, o tipo de veículo e os hábitos de condução de cada condutor.

 

A decisão final: vale a pena ter pneus de inverno em Portugal?

Já lhe demos a conhecer as diferenças entre os diferentes tipos de pneus e uma ideia do investimento que teria de fazer caso decidisse optar por esta compra.

De facto, a segurança é superior com este tipo de pneus, durante alturas extremas no inverno, sejam elas secas ou húmidas. Agora a decisão é única e exclusivamente sua.

É ainda importante notar que esta este tema dependente do local onde vive.

Por exemplo, se vive no litoral português, tanto em Viana do Castelo como no Algarve, e apenas muito raramente se dirige a zonas montanhosas, à partida não terá necessidade de comprar pneus de inverno.

As temperaturas não baixam muito dos 7ºC em zonas litorais, por isso, as estradas por onde costuma circular não devem ficar com neve ou gelo.

Nesse caso, pneus para todas as estações são os mais apropriados.

Por outro lado, se vive em zonas interiores altas e montanhosas, como a Serra da Estrela, a Beira Interior, Trás-os-Montes, ou Alto Douro, o caso é bastante diferente.

Se costuma circular por estradas que se encontram regularmente com neve, ou conduzir com temperaturas muito baixas, deve considerar esta hipótese.

Nestas localidades, os pneus de inverno vão dar-lhe uma segurança extra, importante para as condições adversas que vai encontrar.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

autor

Beatriz Castro

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em 2015, mudou-se para Madrid para realizar o Mestrado em Relações Pú... Mais sobre Beatriz Castro

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade