Em Portugal, podemos encontrar mais de 250 estações dedicadas à Inspeção periódica obrigatória (IPO) distribuídas por todo o país.
Em 2018, circulavam mais de 6.5 milhões veículos motorizados no nosso país, segundo dados oficiais do Pordata.
Anualmente, uma percentagem destes não passa à primeira na Inspeção periódica obrigatória.
Caso um veículo não passe na IPO, terá de fazer uma reinspecção.
Em 2016, essa percentagem era de 10,58%.
O objetivo é verificar se o veículo possui as aptidões técnicas necessárias para manter a segurança na estrada e não colocar em risco o motorista, ocupantes e diversos utilizadores da via.
Talvez lhe seja útil, igualmente, saber quando deve trocar a embraiagem do seu automóvel.
Ao adquirir um veículo, tem a obrigação de passar na Inspeção periodica obrigatória, mas dependendo do tipo de veículo, da finalidade de uso e da idade, deve levá-lo mais cedo ou mais tarde.
A Inspeção para um carro particular não é o mesmo que para um autocarro ou uma ambulância.
Se comprar um veículo ligeiro novo, quando este completar quatro anos da data da matrícula terá de levá-lo à Inspeção, seguindo-se posteriormente Inspeções a cada dois anos, até completar oito anos.
Depois, as Inspeções periódicas obrigatórias são anuais.
Mas tenha atenção, porque a Inspeção deve ser feita, o mais tardar, até ao dia de aniversário do automóvel, senão incorre numa multa de 250 euros.
As motas com cilindrada superior a 250 cm3 eram as únicas que têm a obrigatoriedade de fazer Inspeção, até a lei ter sido alterada. A periocidade é igual à dos automóveis ligeiros de passageiros.
No caso de o veículo fazer serviço público, como autocarro ou ambulância, os prazos são alterados: um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, a cada ano, até aos 7 anos. A partir daí, a cada 6 meses.
Quando se apresentar com o veículo para a Inspeção, leve consigo os seguintes documentos:
Lembre-se, ainda, que para circular na estrada é obrigatório ter seguro no seu carro.
O preço da Inspeção no nosso país tem vindo a subir, estando agora nos 35,89 euros, para automóveis ligeiros de passageiros.
Para os veículos pesados, o valor ronda os 53,73 euros e nas motas é de 18,08 euros.
Com a ida do seu veículo à Inspeção, podem ocorrer duas situações:
A referida ficha verde não precisa de estar colocada no vidro do seu veículo. Pode guardá-la no seu porta luvas, ou onde lhe for mais conveniente.
Não se esqueça, no entanto, de a ter sempre consigo.
Segundo o artigo 116 do Código de Estrada Português, “A falta a qualquer das Inspeções previstas nos números anteriores é sancionada com coima de € 250 a € 1250”.
Desta forma, a resposta é não.
E tenha atenção, se a Inspeção nao for feita até à data do aniversário do seu veículo, incorre na referida multa.
Além da verificação das condições de conservação da carroçaria e dos interiores, da verificação de eventuais perdas de fluídos e da existência do triângulo de pré-sinalização homologado e em funcionamento, bem como do colete retrorrefletor.
Comece por rever o estado de conservação da carroçaria e dos interiores. Verifique se o carro está a perder algum fluido e se possui o triângulo de pré-sinalização e o colete refletor.
Depois, é muito importante passar passar na Inspeção que tenha:
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
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