Guia para ser aprovado na IPO automóvel

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 25/09/2020 | Última atualização: 24/04/2024

Em Portugal, podemos encontrar mais de 250 estações dedicadas à Inspeção periódica obrigatória (IPO) distribuídas por todo o país.

Em 2018, circulavam mais de 6.5 milhões veículos motorizados no nosso país, segundo dados oficiais do Pordata.

Anualmente, uma percentagem destes não passa à primeira na Inspeção periódica obrigatória.

Caso um veículo não passe na IPO, terá de fazer uma reinspecção. 

Em 2016, essa percentagem era de 10,58%.

O objetivo é verificar se o veículo possui as aptidões técnicas necessárias para manter a segurança na estrada e não colocar em risco o motorista, ocupantes e diversos utilizadores da via.

Talvez lhe seja útil, igualmente, saber quando deve trocar a embraiagem do seu automóvel.

 

Quais os prazos para levar o meu carro à IPO automóvel?

Ao adquirir um veículo, tem a obrigação de passar na Inspeção periodica obrigatória, mas dependendo do tipo de veículo, da finalidade de uso e da idade, deve levá-lo mais cedo ou mais tarde.

A Inspeção para um carro particular não é o mesmo que para um autocarro ou uma ambulância.

Se comprar um veículo ligeiro novo, quando este completar quatro anos da data da matrícula terá de levá-lo à Inspeção, seguindo-se posteriormente Inspeções a cada dois anos, até completar oito anos. 

Depois, as Inspeções periódicas obrigatórias são anuais. 

Mas tenha atenção, porque a Inspeção deve ser feita, o mais tardar, até ao dia de aniversário do automóvel, senão incorre numa multa de 250 euros.

As motas com cilindrada superior a 250 cm3 eram as únicas que têm a obrigatoriedade de fazer Inspeção, até a lei ter sido alterada. A periocidade é igual à dos automóveis ligeiros de passageiros.

No caso de o veículo fazer serviço público, como autocarro ou ambulância, os prazos são alterados: um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, a cada ano, até aos 7 anos. A partir daí, a cada 6 meses.

 

Que documentação é necessária para passar na IPO automóvel?

Quando se apresentar com o veículo para a Inspeção, leve consigo os seguintes documentos:

  • O certificado de matrícula/o livrete e título do registo de propriedade;
  • A ficha da última Inspeção realizada.

Lembre-se, ainda, que para circular na estrada é obrigatório ter seguro no seu carro.

Quanto custa a IPO automóvel em Portugal?

O preço da Inspeção no nosso país tem vindo a subir, estando agora nos 35,89 euros, para automóveis ligeiros de passageiros.

Para os veículos pesados, o valor ronda os 53,73 euros e nas motas é de 18,08 euros.

 

Passar ou chumbar na IPO automóvel

Com a ida do seu veículo à Inspeção, podem ocorrer duas situações: 

  • É aprovado, recebe a ficha verde , para poder circular até à próxima Inspeção.
  • Reprova , recebendo uma licença válida por um um mês para consertar as anomalias do seu veículo.

 

A referida ficha verde não precisa de estar colocada no vidro do seu veículo. Pode guardá-la no seu porta luvas, ou onde lhe for mais conveniente.

Não se esqueça, no entanto, de a ter sempre consigo.

 

Posso conduzir sem a IPO automóvel?

Segundo o artigo 116 do Código de Estrada Português, “A falta a qualquer das Inspeções previstas nos números anteriores é sancionada com coima de € 250 a € 1250”.

Desta forma, a resposta é não.

E tenha atenção, se a Inspeção nao for feita até à data do aniversário do seu veículo, incorre na referida multa.

 

O que deve verificar antes da IPO automóvel?

Além da verificação das condições de conservação da carroçaria e dos interiores, da verificação de eventuais perdas de fluídos e da existência do triângulo de pré-sinalização homologado e em funcionamento, bem como do colete retrorrefletor.

Comece por rever o estado de conservação da carroçaria e dos interiores. Verifique se o carro está a perder algum fluido e se possui o triângulo de pré-sinalização e o colete refletor.

Depois, é muito importante passar passar na Inspeção que tenha:

  • Os limpa pára-brisas em bom estado, assim como os vidros;
  • Toda a sinalização luminosa a funcionar;
  • Pneus: relevo do piso com pelo menos 1,6 mm;
  • Espelhos retrovisores: superfície refletora, fixação e regulação;
  • Funcionamento correto dos cintos de segurança.

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Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

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