Nesta altura do ano, conduzir torna-se mais aborrecido e cansativo, derivado das altas temperaturas.
Portanto, todos os condutores têm como responsabilidade agir de forma a prevenir o cansaço e o calor do verão, para evitar acidentes de trânsito.
Para ter uma condução segura no verão, deve ter em consideração quatro fatores importantíssimos: prevenção, hidratação, arrefecimento do veículo e descanso.
Controlar estes fatores vai evitar que a sua viagem de verão se transforme numa odisseia.
Se vai conduzir o seu veículo durante estes meses de maior calor no verão, recomendamos-lhe que leia os nossos conselhos sobre como conduzir no verão.
Antes de começar a conduzir, seja qual for a estação do ano, é muito importante pensar que depende de si prevenir possíveis acidentes.
Para tal, o seu veículo deve estar sempre em boas condições: levá-lo à oficina de confiança e fazer uma manutenção adequada do carro são dois passos essenciais.
Por outro lado, uma forma bastante eficiente de prevenir possíveis acidentes é evitar as insolações que se pode sofrer ao conduzir.
Evitar conduzir ao meio-dia e durante as horas mais quentes é bastante importante.
A próxima das nossas dicas para conduzir no verão é a hidratação, é fundamental e não se deve esquecer nunca.
Um condutor bem hidratado poder evitar muitas situações perigosas, como a desidratação, a fadiga excessiva ou até desmaios.
Desta forma, deve ter sempre à mão uma garrafa de água ou refrigerante, para o ajudar a hidratar durante a viagem.
Além disso, é aconselhável que as refeições não sejam muito pesadas, porque, como todos sabemos, depois de uma refeição grande, o que mais se deseja é tirar uma boa sesta.
É muito importante decidir bem o que comer quando se vai ao volante.
Deve ter em mente que a digestão também não pode ser pesada, então a solução passa por comer alimentos leves.
Atenção: além da comida mais leve, não deve nunca beber álcool se vai viajar!
Com a chegada das altas temperaturas, os ar condicionados são chamados ao trabalho com muita frequência, e o do seu carro não será exceção.
Mas tem que ter cuidado!
Deve usar o ar condicionado com moderação, ninguém quer estragar a própria viagem com um constipação/dores de garganta.
A temperatura do ar condicionado do carro não deve ser inferior a 19 ºC e não deve ser apontada nem para a garganta nem para o peito, isto se não quiser passar as férias com alguns lenços de papel no saco da praia.
Um truque para arrefecer o carro no verão é, assim que ligar o carro, baixar um pouco os vidros e esperar que o ar comece a esfriar, depois, quando já estiver mais agradável, fecha-se a janela e cria-se o próprio microclima.
A fadiga é uma das principais causas de acidentes de trânsito em Portugal e na Europa.
Assim, pode surgir a dúvida ... O que é que o calor tem que ver com a fadiga?
O calor acentua bastante o cansaço, por isso é mais importante do que nunca que tenha descansado bem antes de entrar no carro para começar a viagem.
E não só o descanso prévio é fundamental, mas também o descanso durante a viagem de carro.
Normalmente é aconselhável parar a cada duas horas, mas, nesta altura do ano, é essencial que, ao fazê-lo, encontre um bom local em áreas de serviço com sombra.
Outra dica para conduzir no verão para quem viaja com alguém é, se possível, trocarem de lugar ao volante, para que o condutor esteja sempre bem descansado e tranquilo.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.