Qual é a multa se não for a Inspeção?

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 20/06/2022 | Última atualização: 22/06/2022

Todos os condutores portugueses com carro próprio têm de saber o que é a Inspeção.

De facto, é obrigatório levar o seu carro à IPO (Inspeção Periódica Obrigatória).

Em 2022 passou, também, a ser obrigatório levar a sua mota à inspeção, quando esta possui acima de 125cc. 

A Seguropordias.pt vai apresentar-lhe, de forma simplificada, tudo o que vem na lei referente à IPO automóvel.

Desta forma, esperamos que fique com a noção que nunca deve arriscar faltar à mesma, nem que seja por um dia.

Até porque as autoridades estão atentas, e fazem, muitas vezes, controlos nas estradas para verificar se os automobilistas cumprem os prazos legais.

O objetivo da IPO automóvel é simples: promover a segurança rodoviária, através do controlo das boas condições de funcionamento dos veículos.

Se já alguma vez teve problemas com a IPO automóvel, conheça o guia para passar sem qualquer chatice. 

 

Os prazos para ir à IPO automóvel

Como já foi referido, se for proprietário de um automóvel, tem de o levar obrigatoriamente à Inspeção Periódica Obrigatória.

Dependendo do tipo de veículo, da idade que este possui e do uso que lhe dá, esta “visita” acontecerá mais tarde ou mais cedo.

Assim, obviamente, não é a mesma coisa levar um automóvel de ligeiros ou uma ambulância ou autocarro à IPO.

Estes são os prazos oficiais para ir a Inspeção, segundo a lei.

Veículos ligeiros

Os prazos para ir à IPO automóvel de veículos ligeiros são:

  • Automóveis ligeiros de passageiros (reboques e semi-reboques com peso bruto igual ou superior a 750 kg e não superior a 3500 kg): 2 anos após a data da primeira matrícula e, depois desta, anualmente;
  • Automóveis ligeiros de mercadorias: tal como o anterior, 2 anos após a data da primeira matrícula e, de seguida, de ano em ano;
  • Ligeiros de transporte público e ambulâncias: 1 ano depois da data da primeira matrícula e, de seguida, anualmente até ao 7º ano. A partir do 8º, é obrigatória ser feita semestralmente.

 

A multa se não for à IPO automóvel

Toda a informação sobre a IPO automóvel, respetivas multas, entre outros, pode ser encontrada no artigo 116 do Código da Estrada Português.

A Seguropordias.pt recomenda a todos os condutores que a conheçam bem.

Não cumprir a lei dá origem a uma multa pesada.

Conheça-as em baixo:

  • Veículos, sem as devidas inspeções obrigatórias em dia: multa entre os 250€ e 1250€;
  • Proprietários de transporte de passageiros ou de carga em veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 2 nos sistemas de direção, suspensão ou travagem: multa entre os 250€ e os 1.250€;
  • Motociclos, triciclos ou quadriciclos reprovados em inspeção, com deficiências do tipo 2 nos sistemas de direção, suspensão ou travagem: coimas entre os 120€ e os 600€;
  • Proprietários que circulem com veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 3: multas entre os 250€ e os 1.250€;
  • Motociclo, triciclo ou quadriciclo que circulem, mas reprovados em inspeção, com deficiências do tipo 3: multas entre os 120€ e os 600€;
  • Veículos sem a inspeção extraordinária, quando esta for necessária: multas entre os 250€ e os 1.250€;
  • Motociclos, triciclos ou quadriciclos sem a inspeção extraordinária, quando esta for necessária: multas entre os 120€ e os 600€;
  • Proprietários de veículos sujeitos a inspeção periódica que não possuam a ficha de inspeção periódica emitida pelo IPO e que comprove a realização da mesma, podem ser punidos com coimas entre os 60€ a 300€. O valor da multa pode ser reduzido para os 30€ a 60€, caso a referida ficha de inspeção seja apresentada à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, no prazo de 8 dias.

 

Tal como pode ver, não vale a pena arriscar.

Mais vale tirar um dia de férias no trabalho para cumprir os prazos do que pagar uma destas pesadas multas.

Quem já teve de a pagar, de certeza que pensa assim…

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Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

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